quarta-feira, 27 de março de 2013

Antes de Sócrates falar...

Antes de Sócrates falar, também eu vou debitar algumas linhas.

Logo à partida não compreendo o porquê de tanta agitação em redor da entrevista e dos futuros comentários de José Sócrates. É certo que Sócrates teve elevadas responsabilidades a nível governamental e partidário, mas então e Marcelo Rebelo de Sousa, Santana Lopes, Marques Mendes, Augusto Santos Silva ou Francisco Louça? Sim... Porque todos estes têm programas de comentário semanal nas diversas televisões. Tendo em conta que a RTP nada vai pagar quer pela entrevista, quer pelos comentários, caso queiram impedir Sócrates de comentar, também terão de impedir todos os outros. Como é? Vamos impedir todos de comentar e dar um golpe na democracia como queria Manuela Ferreira Leite?

Penso que não...

Muitos afirmam que Sócrates é o grande herege e culpado de todos os males que assolam o País. Não duvido que tenha alguma culpa. Aliás, todos os que tiveram responsabilidades governamentais têm responsabilidades. Mas será que foi esta crise Portuguesa que se expandiu para a Grécia, Irlanda, Espanha, Itália e agora ao Chipre? Será que foram as decisões tomadas por Sócrates que levaram unica e exclusivamente a esta crise? Ou será que a crise financeira dos Estados unidos da América, o país mais influente e poderoso do planeta, poderá ter tido alguma influência?

Sócrates terá culpa com certeza, mas não é o único e nem sei se terá a maior fatia de responsabilidade.

Quantos se lembram que Sócrates conseguiu controlar as contas públicas depois dos Governos de Barroso e Santana Lopes? Quantos se lembram que foi Sócrates o primeiro a mexer com muitos dos beneficios injustificados de que muitas classes sociais beneficiavam? Eu lembro e lembro das lutas tidas por exemplo com os juizes e com as esquecidas duplicação de rendimentos relativo ao alojamento dos mesmos.

Sócrates fez tudo mal, dizem. Mas eu lembro-me da diminuição das listas de espera na saúde e lembro-me da melhoria substancial das condições nas nossas escolas e em todo o sistema educativo nacional.

Acredito que Sócrates poderia ter reagido melhor aos primeiros sinais de crise. Admito que sim, mas também não esqueço que nos primeiros meses/anos a crise afectou de forma mais ou menos grave países como França, Inglaterra e especialmente os Estados unidos.

Sócrates não foi nenhum anjo, mas diabolizar o homem e o politico é coisa de mal intencionados.
Não concordei com todas as decisões de Sócrates, mas apoiei muitas e se Sócrates voltasse... Se calhar até o apoiava.

Disse

Nuno Miguel Pe
drosa

Sem comentários:

Enviar um comentário